RINOPLASTIA E DESVIO DE SEPTO

18/07/2019

Uma das principais queixas de pacientes que vem ao otorrino é a de obstrução nasal e, muitas vezes, o nariz é obstruído por causa de um desvio do septo nasal. Mas o que seria isso?

 

O septo nasal é a estrutura que divide os lados do nariz e cerca de 90% da população tem algum desvio do septo nasal! Mas calma! Grande parte da população não tem sintomas obstrutivos nasais e não vai precisar de cirurgias. Em geral, só há necessidade de operar o septo quem tem desvio que obstrui a passagem de ar pelo nariz.?

 

Alguns desses pacientes que têm desvio de septo obstrutivo também têm queixas estéticas do nariz, como nariz grande, nariz largo, ponta nasal mal definida…. e gostariam de melhorar tanto a forma como a função do nariz. E nada melhor do que aliar estes dois procedimentos!?

 

Uma das razões para fazer os dois procedimentos no mesmo tempo cirúrgico é o de aproveitar a mesma anestesia geral. Mas essa não é a melhor razão: o septo nasal tem uma parte óssea e uma parte de cartilagem e essa cartilagem é fundamental para a Rinoplastia Estruturada.

 

Na Rinoplastia Estruturada, usamos cartilagem do próprio paciente para fazer enxertos que vão sustentar o dorso e a ponta nasal e melhorar a passagem de ar por dentro do nariz. Por isso a cartilagem do septo é tão importante na cirurgia estética. Quando o paciente já operou o septo anteriormente, é provável que o cirurgião tenha que colher cartilagem de outros lugares, como as cartilagens auriculares (orelhas) ou costais (costela).

 

Sendo assim, nada melhor do que aliar a cirurgia funcional com a cirurgia estética do nariz, utilizando a própria cartilagem do septo nasal que está desviado e, deste modo, melhorar tanto a forma como a função do nariz.





Julia Jorge utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.