OTOPLASTIA

03/09/2019

Oi pessoal! Vim falar hoje sobre otoplastia, a cirurgia para a correção das orelhas de abano. Vocês sabiam que a orelha de abano é uma característica genética? Pois é! E ainda é dominante, ou seja, se algum dos seus pais tem orelha de abano, existe uma grande chance de você herdar essa particularidade. 

 

Muitos pacientes bem novinhos procuram fazer essa cirurgia por conta do bullying na escola. A idade escolar, ou seja, a partir dos 6-7 anos de idade, é uma ótima idade para fazer o procedimento. Isso porque o paciente já desenvolveu cerca de 80% do tamanho do pavilhão e, além disso, já tem uma certa idade para compreender um pouco sobre o que vai acontecer com a cirurgia. 

 

Outros deixam o bullying pra lá e decidem operar quando são adultos, para melhorar a auto-estima. O bom de operar mais velho é que a cirurgia pode ser feita somente com anestesia local, com ou sem sedação leve. 

 

Seja em qual fase da vida você toma essa decisão, saiba que se trata de uma cirurgia bem tranquila, com ótimos resultados e raras complicações. A incisão da otoplastia fica na parte posterior da orelha, não ficam cortes aparentes na sua porção anterior. 

 

Seu pós-operatório é um pouquinho dolorido dependendo do paciente, mas nada que uma dipirona ou paracetamol não resolvam! A faixa de pós-operatório deve ser utilizada por no mínimo 2 semanas, a depender de como vai evoluindo a cicatrização.