NARIZ NEGRÓIDE

20/08/2019

Esse termo é usado quando vamos nos referir a um nariz de pele grossa, narinas mais largas, ponta nasal sem muita definição e/ou dorso do nariz mais baixo. Isso é mais comum em pacientes de pele negra mas, por sermos de um país miscigenado, é uma característica que podemos ter também em pacientes de pele mais clara. 

 

Esse tipo de nariz deve ter uma abordagem diferente, com estruturação da ponta nasal que confira maior sustentação e também maior definição das cartilagens. Além disso, muitas vezes é necessário realizar a Alectomia, que consiste na redução do tamanho das narinas.

 

Como sempre digo, a Alectomia não deve ser feita separadamente da Rinoplastia, isso porque primeiro precisamos definir a ponta do nariz para depois avaliar quantos milímetros de narina serão necessários retirar. Geralmente é utilizado o tamanho da distância entre os olhos (distância intercantal) para calcular o tamanho certo da base do nariz, mas sempre mantendo um mínimo de abertura das narinas para não prejudicar a respiração do paciente. 

 

Para aumentar o dorso do nariz negróide pode ser usada cartilagem do próprio septo nasal. Quando ele não é suficiente, muitas vezes usamos cartilagem das orelhas ou da costela, dependendo de quantos milímetros o dorso precisa ser aumentado. 

 

A pele desse tipo de nariz, por ser mais espessa, pode prejudicar o quão “fina” a ponta do nariz vai ficar. Por mais que deixemos as cartilgens da ponta do nariz bem definidas e estruturadas, a pele vai recobrir essas estruturas, como se fosse um edredom recobrindo algum objeto, não permitindo que o visualizemos por completo. 

 

Existe, ainda, a técnica de Debulking da pele do nariz, quando se afina um pouco essa camada, com cortes na musculatura e no tecido subcutâneo. Isso deve ser feito com cautela e precisão, pois pode prejudicar a circulação da pele adjacente, tendo risco de necrose. Faço o Debulking em casos selecionados, quando a musculatura em si é mais espessa do que a pele, evitando ao máximo prejudicar a circulação do tecido subcutâneo. 

 

Muitos médicos consideram o nariz negróide um desafio, mas é uma das minhas cirurgias preferidas!